Thursday, June 11, 2009

Full Circle Farm



No avião, voltando a Seattle, resolvi me associar a um programa de agricultura orgânica comunitária. Trata-se uma espécie de feira orgânica mais ou menos à domicílio com produtos de uma ou mais fazendas locais.

Eu vinha namorando essa idéia há tempo, mas acabava protelando, ficando com preguiça, essas coisas... e mais uma vez, quase ia me esquecendo até chegar no caixa do supermercado do bairro onde paguei quase $80 por um pouquinho de alface, rúcula esquálida, frutinhas ordinárias como banana do Equador, uns tomates meio pálidos.

Então me inscrevi no programa: por $27 semanais recebo, ou melhor busco numa casa aqui pertinho, uma caixa "pequena" de produtos da estação cultivados em lugares próximos a Seattle. Um email no ínicio da semana me avisava do conteúdo da caixa e me dava a oportunidade de trocar alguns produtos... troquei maçãs por laranjas, e ruibarbo por brócolis. Hoje fui buscar minha primeira caixinha. Estava tão animada, que mal podia esperar chegar a hora marcada. Até limpei a cozinha, a pia e o balcão!

Abri a caixa - muito maior do que eu esperava - como um presente de aniversário. A medida que ia tirando as frutas e verduras lá de dentro da caixa super resistente (que deve ser dobrada e devolvida - já que será a "minha" caixa nos
próximos meses) ia planejado/sonhando e me deliciando com o cardápio da semana:

1. um caldo de legumes feito com as cascas, folhas e caules. Um caldo a ser usado em sopinhas, no arroz integral, num brodo ou risoto numa noite mais fresquinha;

2. em homenagem à minha mãe original e à Catharina, aspargos e ovos cozidos com molho de ghee e ervas;

3. uma ou duas saladas de folhas sortidas e muito jovens pra acompanhar uma picanha ou um peixe grelhado;

4. uma salada de brocolis ao ponto com amendoas tostadas; o que sobrar vira uma sopinha creme com cheddar - é verão aqui pero non troppo...

5. uma massa fresca ao creme de espinafre e muito parmesão;

6. torteletas 'tatin' de pêssegos para levar como sobremesa em jantares na casa de amigos e nas reuniões marcadas para os próximos dias. Uma delícia com sorvete de creme (que alguém outro há de providenciar :-) )

7. um arroz com feijão como base para um tipo de couve de cabo vermelho com bacon... esse prato há de ser compartilhado com minha amiga Ana Paula e familia.

8. o resto, basicamente as frutas e as cenouras, ficarão para lanchinhos ou café da manhã... substituindo o meu tradicional bolo e amendoinzinhos da tarde.

E pronto! Cardápio feito, caldo de legumes no fogo, aspargos preparados, folhas e frutas lavadas ... estou pronta para comer bem durante a semana.

Agora posso colocar todas as energias traduzindo o próximo programa de viagens...
desta vez com o Projeto Bagagem, 18 dias no nordeste e na Amazônia em janeiro de 2010.

1 comment:

Anonymous said...

Oi amiga querida,
Tao bom ler seu blog, fiquei inspirada, querendo ser mais feliz, deixar os olhos da minha alma verem a beleza que esta tao perto de mim, e que meu coracao rebelde nao a deixa ver.
Voce esta sendo uma inspiracao pra mim, quando leio o que voce escreve, comeco a sentir os diferentes aromas, perceber a magia e cores dos alimentos, e fico com vontade de ir pra casa e cozinhar!!
Silvana