Dia lindo ontem, resolvi dar um pulo no supermercado mais legal daqui. É um mercado asiático, no centro da cidade, onde a gente encontra de quase tudo. Até jaca!
Bem, não fui por causa da jaca e sim para comprar peixe pra fazer um escabeche. Achei tres linguados pequenos e super frescos. Achei também bacalhau, que pretendo levar para Salt Lake pra fazer uma bacalhoada pra Cati.
As 7 da manhã, resolvi entrar na cozinha...
Piquei umas cebolas brancas e roxas, bem fininho. Piquei a única cenoura que tinha na geladeira. Laminei tres dentes de alho. Esquentei um tanto de azeite, onde coloquei alguns grãos de zimbro, duas folhinhas de louro, uma mistura de sementes de coentro e casca de laranja seca em pó. Quando o cheirinho estava gostoso, joguei as cebolas e a cenoura, que deixei cozinhar um pouco antes de jogar uma colherzinha de vinagre de maçã. Desliguei o fogo.
Depois, temperei os peixes com sal e pimenta e os passei em farinha de rosca. Acho que farinha de trigo teria dado mais certo. Esquentei óleo na frigideira e fritei os peixes.
Quando prontos, foram colocados num prato fundo e regados com o molho do azeite e cebola. Vai ficar marinando algumas horas. Esse será meu almoço, acompanhado de saladinha de alface, tomate e aspargos grelhados, e um pedaço de baguette.
***
Almoço delicioso mesmo! Na próxima vez, vou preferir um peixe com mais personalidade, como sardinha. O toque da casca de laranja e o zimbro deu ao peixe leve um aroma especial, muito harmonioso. Acho que não funcionaria com sardinha, que talvez peça um tipo de aroma mais pungente. Pimentão? O alho laminado deu um toque especial... afinal, o alho apareceu com sua grandiosidade e sabor. (Por que será que a gente tem mania de picar e pisotear o alho até ele ficar escondido, dissolvido? Laminado ele fica bonito, visível, crocante...)
Agora, preciso aprender a tirar fotos de comida. Tem muita técnica que desconheço. De qualquer forma, se algum de vocês quiser fazer uma refeição leve, barata, gostosa e saudável, essa é uma boa opção.
Saturday, December 18, 2010
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment